quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Curiosidades 1 - Prémios IgNobel


O troféu 2007
(Ovo com galinha)

O prémio Ignobel é uma sátira ao prémio Nobel criada pela revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Investigação Improvável). Os prémios IgNobel distinguem artigos, trabalhos ou experiências cuja descrição ou nome é no mínimo estranha e são uma forma divertida de atrair o interesse público para a ciência e tecnologia.
Exemplo: em 2007, L. Mahadevan, de Harvard, EUA, e Enrique Cerca Villablanca, da Universidade de Santiago do Chile, ganharam o prémio Ignobel da Física ,por desenvolverrem um estudo a respeito da "mania" dos lençóis ficarem amarrotados.
Pode saber mais consultando http://www.improb.com/

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Trabalhos Experimentais

a produção de pasta de dentes
a produção de velas
o projecto do carro
a construção de um hovercraft
o protótipo do barco

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Visita de Estudo-11/01/08







manhã - Oficina prática sobre os mistérios da genética (extracção do DNA da banana e teste de paternidade), no Museu dos Transportes e Comunicações
tarde- visita à exposição onde se foi possível encontrar vários modelos de máquinas construídas a partir dos desenhos de Leonardo da Vinci e reproduções das dez mais famosas pinturas como a " Mona Lisa"



quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Visita de Estudo

Museu dos Transportes e Comunicações e Exposição "Leonardo da Vinci - O Génio"- a realizar em 11/01/08

"O Homem de Vitruvius"- desenho de Leonardo da Vinci -O homem é a medida de todas as coisas.

"Os 4 dedos fazem uma palma e 4 palmas fazem 1 pé, 6 palmas fazem um cúbito; 4 cúbitos fazem a altura de um homem. 4 cúbitos fazem um passo e 24 palmas fazem um homem. Se se abrir as pernas até termos descido 1/14 de altura e abrirmos os braços até os dedos estarem ao nível do topo da cabeça então o centro dos membros abertos será no umbigo. O espaço entre as pernas abertas será um triângulo equilátero. O comprimento dos braços abertos de um homem é igual à sua altura. Desde as raízes dos cabelos até ao fundo do queixo é um décimo da altura do homem; desde o fundo do queixo até ao topo da cabeça é um oitavo da altura do homem; desde o topo do peito até ao topo da cabeça é um sexto da altura do homem; desde o topo do peito até às raízes do cabelo é um sétimo da altura do homem; desde os mamilos até ao topo da cabeça é um quarto da altura do homem. A maior largura dos ombros contém em si própria a quarta parte do homem. Desde o cotovelo até à ponta dos dedos é um quinto da altura do homem e desde o cotovelo até ao ângulo da axila é um oitavo da altura do homem. A mão inteira será um décimo da altura do homem. O início dos órgãos genitais marca o centro do homem. O pé é um sétimo do homem. Da sola do pé até debaixo do joelho é um quarto da altura do homem. Desde debaixo do joelho até o início dos órgãos genitais é um quarto do homem. A distância entre o fundo do queixo e o nariz e entre as raízes dos cabelos e as sobrancelhas é a mesma e é, como a orelha, um terço da cara"

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Projectos a desenvolver pelos alunos no ano lectivo 2007/2008



1- "Quimicamente inventando" - projecto que liga Química à Arte
2- "Saúde à prova" - projecto que relaciona Química e Saúde
3- "Mecânicos à solta" - Projecto orientado para a mecânica automóvel, reconstrução da frente de um "Carocha" e construção de protótipos de carros solares.
4-"Naufrágio" - Projecto orientado para a construção de um barco de controlo remoto.
5- "Hover BCJX 59" - projecto orientado para a construção de vários modelos de hovercrafts